quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Informática Educacional

A Informática Educacional é um benefício que chegou com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que promove a inclusão dos alunos no mundo da tecnologia, fornecendo uma ferramenta altamente atrativa, pois é mais fácil “prender” a atenção dos educandos.
O saber e o conhecimento pedagógicos do professor são imprescindíveis para que o resultado seja satisfatório em relação ao efetivo aprendizado do aluno.
Por mais elaborada que seja a atividade, sabemos que a máquina jamais irá substituir o professor, porém, como ainda não existe capacitação em tecnologia para todos os profissionais que atuam na área da educação, é imprescindível a presença de um mediador de informática para solucionar problemas técnicos e para auxiliar o professor na criação de atividades específicas.
A Informática Educacional está à disposição de professores e alunos, sendo que as aulas no laboratório de informática devem ser a extensão das aulas ministradas em sala de aula. 


Desta forma, o professor deve expor ao mediador de informática os conteúdos que deverão ser trabalhados, possibilitando, assim, a criação de atividades que atinjam a expectativa dele em relação ao trabalho que está sendo realizado em sala de aula, visando sanar as dificuldades enfrentadas por seus alunos.
A informática educacional aliada às práticas pedagógicas trabalha a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, o cálculo mental ao mesmo tempo em que os alunos se familiarizam com os programas, aplicativos e softwares, sendo possível a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
É possível, ainda, utilizar materiais concretos e lúdicos em conjunto à informática educacional para que o aluno interiorize os conceitos que estão sendo transmitidos, pois especialmente durante os primeiros anos, na fase da alfabetização, os educandos interiorizam o conhecimento por meio do tato.
A Informática Educacional proporciona ao educando o aumento das possibilidades de desenvolvimento das habilidades educacionais, tornando as atividades realizadas pelo lúdico uma grande aliada no trabalho com a coordenação motora, desenvolvendo a atenção e o raciocínio lógico.
A Informática possibilita, ainda, a aquisição do conhecimento em relação à localização das letras no teclado e promove o correto manuseio do mouse.

Lucinéia Rodrigues - Licenciatura Plena em Pedagogia. Mediadora da Formação de Educadores do município de Taboão da Serra.

RODRIGUES, Lucinéia. O Papel da Informática Educacional.  
Disponível em:<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1896>. 
 Acesso em: 27 set 2017.

Para saber mais sobre a Informática Educacional, leia o artigo disponível no link abaixo:
+ Sobre Informática Educacional

Blogs: o que são e como criá-los?


Um blog (contração dos termos em inglês web e log, "diário da rede"), é um sítio eletrônico cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou postagens ou publicações. 
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.

Que tal você mesmo criar um Blog?

A seguir, mostramos uma videoaula em formato de tutorial para que você crie seu próprio blog e, por meio dele, possa compartilhar na web suas metodologias de se trabalhar a informática na sala de aula, até mesmo, focando na sua disciplina.


Esperamos que tenham gostado da dica, e melhor ainda se puder colocá-la em prática.
Bom trabalho.

Breve Histórico do uso pedagógico dos Laboratório de Informática nas Escolas

Desde o início da década de noventa alguns governos vêm investindo continuamente no aparelhamento das escolas públicas com a implantação de Salas de Informática, também chamadas de Laboratórios de Informática dentre outras denominações. No mesmo período as escolas particulares também começaram a investir pesadamente na montagem dessas salas e em equipamentos de multimídia, como datashows e telões.

Aula realizada no Laboratório de Informática de uma escola.

A partir do início dessa década, próximo ao ano de 2002, muitas escolas já dispunham dessas salas e de um histórico de uso das mesmas, quase sempre ruim. Agora, no final dessa primeira década, já temos condições de fazer um bom balanço desse processo e dos resultados advindos dele. E o balanço é bastante negativo.
A implantação de Salas de Informática nas escolas se baseou, na maioria das vezes, no pressuposto errado de que “faltava apenas o computador” para que o processo de modernização das escolas e do ensino se desse de forma natural, como se isso fosse um processo simples e automático. 

Para ler a matéria completa, clique no Link abaixo para ser direcionado ao artigo original. 
O uso pedagógico da Sala de Informática da escola

A Informática e o seu uso Didático na Escola

Com tantas opções de recursos tecnológicos disponíveis, aproveitar os benefícios da informática dentro da escola pode contribuir significativamente para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem. Selecionamos algumas valiosas dicas para que você consiga fazer o uso didático da aula de informática em sua instituição de ensino, trazendo benefícios tanto para sua prática docente como para seus alunos, seja dentro ou fora de sala. Curioso? Então acompanhe:

Conheça os recursos disponíveis

São vários os fatores que influenciam a disponibilidade de recursos tecnológicos, sendo que o principal deles diz respeito à instituição ser pública ou privada. De toda forma, uma boa sugestão para começar a tirar melhor proveito dos benefícios trazidos pelas aulas de informática é: procure descobrir com riqueza de detalhes de que tipos de recursos sua escola dispõe para que os estudantes possam ter contato didático com a tecnologia.
Independentemente da limitação, fato é que, conhecendo quais ferramentas estão à disposição dos seus alunos, você terá mais facilidade desde o momento em que for planejar suas aulas até a prática propriamente dita.

Ajude os alunos a manterem o foco

Ter uma conversa sobre os reais propósitos da informática na escola pode ser uma boa forma de evitar que os estudantes se dispersem ou utilizem tais recursos de forma inadequada. A verdade é que boa parcela dos jovens utiliza a tecnologia fora da escola como forma de entretenimento.

Faça conexões com a matéria

Talvez uma das grandes dúvidas dos professores esteja relacionada às formas de conseguir ensinar determinados conteúdos com a ajuda do computador. Nesse sentido, uma sugestão simples é a de estabelecer conexões entre a disciplina a ser ministrada e as possibilidades que uma aula de informática na escola oferece.
Nesse cenário, a realização de simulados digitais surge como uma ótima alternativa, dando os resultados rapidamente, de forma a fornecer um panorama de pontos de melhora em tempo hábil para os alunos tomarem as devidas providências até o teste real.

Favoreça ao máximo a interação

Os jovens já estão familiarizados a ler, ouvir e entender termos como compartilhamento, redes sociais e tantos outros que sugerem interação entre os indivíduos via internet. Por isso, desenvolver atividades dentro da sala de informática que promovam essa interação entre os alunos pode ser uma excelente forma de conseguir que eles cooperem uns com os outros e, consequentemente, aprendam em conjunto.


A informática é importante e deve ser inserida no contexto da sala de aula, mas desde que sirva para tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, criando experiências que possam ser aproveitadas não apenas no contexto escolar, mas ao longo das vidas dos discentes.










Informática Educacional

A Informática Educacional é um benefício que chegou com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que prom...