A
Informática Educacional é um benefício
que chegou com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem
ao mesmo tempo em que promove a inclusão dos alunos no mundo
da tecnologia, fornecendo uma ferramenta altamente atrativa, pois
é mais fácil “prender” a
atenção dos educandos.
O saber e o conhecimento pedagógicos do professor
são imprescindíveis para que o resultado seja
satisfatório em relação ao efetivo
aprendizado do aluno.
Por
mais elaborada que seja a atividade, sabemos que a máquina
jamais irá substituir o professor, porém, como
ainda não existe capacitação em
tecnologia para todos os profissionais que atuam na área da
educação, é imprescindível
a presença de um mediador de informática para
solucionar problemas técnicos e para auxiliar o professor na
criação de atividades específicas.
A Informática Educacional está à
disposição de professores e alunos, sendo que as
aulas no laboratório de informática devem ser a
extensão das aulas ministradas em sala de aula.
Desta
forma, o professor deve expor ao mediador de informática os
conteúdos que deverão ser trabalhados,
possibilitando, assim, a criação de atividades
que atinjam a expectativa dele em relação ao
trabalho que está sendo realizado em sala de aula, visando
sanar as dificuldades enfrentadas por seus alunos.
A informática educacional aliada às
práticas pedagógicas trabalha a leitura, a
escrita, o raciocínio lógico, o
cálculo mental ao mesmo tempo em que os alunos se
familiarizam com os programas, aplicativos e softwares, sendo
possível a aquisição de conhecimentos
e desenvolvimento de habilidades tecnológicas.
É
possível, ainda, utilizar materiais concretos e
lúdicos em conjunto à informática
educacional para que o aluno interiorize os conceitos que
estão sendo transmitidos, pois especialmente durante os
primeiros anos, na fase da alfabetização, os
educandos interiorizam o conhecimento por meio do tato.
A Informática Educacional proporciona ao educando o aumento
das possibilidades de desenvolvimento das habilidades educacionais,
tornando as atividades realizadas pelo lúdico uma grande
aliada no trabalho com a coordenação motora,
desenvolvendo a atenção e o raciocínio
lógico.
A
Informática possibilita, ainda, a
aquisição do conhecimento em
relação à
localização das letras no teclado e promove o
correto manuseio do mouse.
Lucinéia
Rodrigues - Licenciatura Plena em Pedagogia. Mediadora da
Formação de Educadores do município de
Taboão da Serra.
RODRIGUES, Lucinéia. O Papel da Informática Educacional.
Disponível em:<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1896>.
Acesso em: 27 set 2017.
Para saber mais sobre a Informática Educacional, leia o artigo disponível no link abaixo:
+ Sobre Informática Educacional
+ Sobre Informática Educacional
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